Forro Drywall

Constituído por placas de gesso, pré-fabricadas a partir da gipsita natural, parafusadas em uma estrutura formada por perfis de aço galvanizado ou por peças metálicas, o Forro Drywall é um forro monolítico interno, no formato reto ou curvo, horizontal ou inclinado, não estrutural de edifícios e não exposto a intempéries.

Assim como nas paredes, a forma de montagem e os componentes utilizados permitem configurar o forro para as exigências ou necessidades de cada ambiente, podendo-se variar o número de chapas, as dimensões e a posição da estrutura e ainda o uso ou não de elementos de isolamento térmico e acústico no seu interior.

O Forro Drywall é utilizado no acabamento de ambientes e servem ainda para embutir instalações e rebaixar tetos. Com o Forro Drywall também é possível criar sancas e outros elementos decorativos, além de forros curvos e diversos detalhes como rebaixos para a composição de volumes de teto e instalação de iluminação embutida.

Sua utilização é recomendada aos mais variados tipos de projetos como: escritórios, shopping centers, lojas, restaurantes, hotéis, bancos, escolas, hospitais, auditórios, aeroportos, etc.

Existem quatro tipos de Forro Drywall: estruturado, perfurado, aramado e removível. Os três primeiros são fixos e proporcionam superfícies monolíticas, sendo executados com chapas com bordas longitudinais rebaixadas, que devem receber tratamento de juntas para uniformização da superfície. O último é executado com chapas com bordas quadradas ou tegulares.

Forro Drywall Estruturado
É formado pelo parafusamento de uma ou mais chapas de gesso para Drywall (com 1.200 mm de largura) em estruturas de aço galvanizado. A estrutura é suspensa por meio de pendurais. O pendural de uso mais freqüente é composto por um tirante (que é fixado na laje superior) e um suporte nivelador. Há também pendurais compostos de perfis ou fitas metálicas.

O perímetro do forro pode ser executado com cantoneira, no caso de forro estanque, ou tabica, no caso de forro dilatado. Também é possível executar outros detalhes de dilatação perimetral ou no meio do pano do forro.

Forro Drywall Perfurado
É uma variante do forro estruturado, porém com o uso de chapas perfuradas, que auxiliam na absorção sonora, que pode ser acentuada com o uso de lã mineral ou de vidro no entreforro (plenum do forro).

Forro Drywall Aramado
É formado pela justaposição de chapas de gesso com 600 mm de largura, unidas por meio de junções H. É suspenso por arame de aço galvanizado número 18 (1,24 mm de diâmetro). A estruturação é completada com nervuras de chapas de gesso. O perímetro do forro aramado pode ser estanque ou dilatado.

Forro Drywall Removível
Formado pela sobreposição de chapas de gesso em perfis do tipo T. A dimensão das chapas varia de acordo com a modulação da estrutura. O forro é composto por uma só camada de chapas, que podem ser removidas para acesso às instalações do plenum.

Principais vantagens dos Forros Drywall:

  • Rápida execução
  • Economia e menos desperdício;
  • Execução sob lajes, telhados, etc;
  • Ótimo isolante termo-acústico;
  • Não trinca;
  • Facilidade na manutenção elétrica / ar condicionado;