TENDÊNCIAS PARA O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL NOS PRÓXIMOS

12/07
TENDÊNCIAS PARA O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL NOS PRÓXIMOS

A economia brasileira passou por maus bocados nos últimos anos.

Isso é fato consumado; não há qualquer dúvida quanto a isso.

O tamanho do problema, contudo, só fica evidente quando analisamos separadamente setores chaves da economia, tal qual o da construção civil.

PIB DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Alguns dos principais estadistas do mundo concordam que o governo dos grandes países, tal qual o Brasil, funciona por inércia, ou seja, no automático; se você colocar o governo em um determinado rumo, ele continuará até que uma nova força se aplique sobre ele e altere o seu curso.

Sendo assim, não é de se espantar que o setor da construção civil tenha tido ótimos resultados entre 2009 e 2013, mesmo com o restante do mundo estando engolfado em uma das piores recessões económicas da história – para fins ilustrativos, em 2010 o PIB da construção civil foi de 13,1%, quase o dobro do PIB do país no mesmo período.

Como era de se esperar, no entanto, essa situação não durou; pouco depois uma “nova força” agiu por sobre o setor e fez com que o crescimento despencasse vertiginosamente ao longo dos anos consecutivos – em 2016 o PIB do setor foi de -10%, totalizando uma queda de aproximadamente 13,1% em um período de 6 anos.

Trágico, sem sombra de dúvidas.

Para o ano de 2019, porém, a tendência é que a situação comece a melhorar; estima-se que o PIB desse setor cresça 2% nesse ano.

Uma melhora modesta, mas significativa.

PARCERIA PÚBLICO – PRIVADA

A retomada do crescimento desse setor se dará principalmente em função da intensificação das parcerias de ordem público-privada.

Se você não entende ao certo o que isso quer dizer, é simples: o governo irá permitir que empresas privadas invistam em projetos de infraestrutura, tal qual construção de ferrovias, mineração, rodovias e afins.

Isso pode parecer ruim, mas é bom; o governo carece desse tipo de estrutura para crescer e melhorar a qualidade de vida da população, porém não tem os fundos necessários para levar todas essas obras adiante. Com esse tipo de parceria, eles não serão forçados a escolher entre uma ou outra obra; eles poderão colocar todas em práticas sem que seja preciso abrir um rombo nos cofres públicos.

ÍNDICE DE CONFIANÇA

Outro bom indicador do momento positivo desse setor é o índice de confiança do mercado, que é de 85 pontos, sendo o maior desde 2015.

Para aqueles que não sabem, esse índice mede justamente a propensão que os empresários tem em investir em projetos nesse setor no curto, médio e longo prazo.

O fato de que ele está aumentando, portanto, é excelente, principalmente quando levamos em conta o fato de que o governo irá incentivar projetos de privatização.

VAI CONSTRUIR OU REFORMAR? FALE COM A OFFICEFLEX

OfficeFlex é uma empresa que atua há anos no ramo de construção e reformulação de escritórios; somos especializados em diferentes tipos de soluções para ambiente desse tipo, tal qual forros de drywall, painéis de LED, compartimentação e afins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019. Officeflex - Drywall e Forros. Todos os direitos reservados | Termos de uso

+55 11 2902-5299
Solicite um Orçamento