SAIBA COMO EVITAR QUE UM INCÊNDIO SE ALASTRE EM SUA EMPRESA

14/02

Se vivêssemos em um mundo ideal, teríamos postos dos principais prestadores de serviço de emergência sempre à nossa disposição; polícia, corpo de bombeiros e demais instituições correlatas teriam unidades de atendimento em nossa rua.

Na maior parte dos casos, contudo, a realidade não é bem essa; a maior parte das pessoas não tem o privilégio de estar geograficamente perto de todos esses serviços.

Por isso, é recomendável que você procure deixar sua empresa autossuficiente, ao menos no que tange quesitos básicos, como segurança contra incêndios, por exemplo.

Contra incêndios, há uma série de medidas simples que podem ser adotadas; uma das mais interessantes e relevantes é a compartimentação.

O QUE É A COMPARTIMENTAÇÃO?

A compartimentação é um tipo bastante popular de serviço.

Ele é bastante procurado por aqueles que desejam garantir a segurança de suas instalações contra incêndios.

Conforme seu próprio nome sugere, trata-se de um processo de segmentação; aqui o objetivo é criar barreiras que sejam capazes de isolar um determinado ambiente; caso um acidente ocorra, tomam-se as medidas necessárias para lacrar aquele local e evitar que as chamas cheguem ao restante das instalações.

Há diversas formas de se fazer a compartimentação. Na maior parte das vezes ela é feita com o seguinte conjunto de estruturas: 

  • Porta corta-fogo;
  • Forro de material não inflamável, como o PVC, por exemplo;
  • Cortina corta-fogo;
  • Entrepiso corta-fogo (no caso da compartimentação vertical).

Vale ressaltar que a compartimentação irá auxiliá-lo a conter as chamas, porém ela dificilmente irá acabar com o incêndio; ou seja, você ainda precisará chamar o bombeiro.

Ainda assim, essa é uma medida que irá ajudá-lo a limitar os danos causado pelas chamas e garantir que haja tempo hábil para que o corpo de bombeiro chegue ao local.

TIPOS DE COMPARTIMENTAÇÃO

Existem dois tipos de compartimentação: horizontal e vertical.

A compartimentação horizontal é realizada com o intuito de evitar que um eventual incêndio alcance outros ambientes em um mesmo plano horizontal.

Se a sua empresa ocupa o andar de um prédio, por exemplo, a compartimentação horizontal irá evitar que um eventual incêndio em um ambiente alastre-se para os outros.

Já a vertical objetiva evitar a propagação perpendicular das chamas; ela evita que um eventual incêndio atinja mais de um andar.

Vale ressaltar que uma compartimentação não é melhor que a outra; cada caso irá requerer uma solução específica.

Por fim, é importante que fique claro o fato de que a segmentação não é sinônimo de divisão; ou seja, você não estará separando os ambientes por completo; eles não irão ficar desconexos; a separação completa ocorrerá apenas em caso de incêndio.

CONTE COM A OFFICEFLEX

Ficou interessado em alguma das dicas mencionadas? Fale com a OfficeFlex.

Há mais de 30 anos trabalhamos duro para fornecer apenas o melhor em matéria de paredes, forros e revestimento.

Forro mineral, gesso, drywall e segmentação são apenas alguns exemplos daquilo que fazemos melhor.

Se você precisa de ajuda, portanto, não hesite em nos contatar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019. Officeflex - Drywall e Forros. Todos os direitos reservados | Termos de uso

+55 11 2902-5299
Solicite um Orçamento