IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (E COMO MITIGA-LOS)

15/08

O setor da construção civil é um dos mais expressivos do Brasil; ele movimenta ao longo de um ano cerca de 43 bilhões de reais apenas com a venda de matéria-prima.

Se extrapolarmos esse número e assumirmos que ele é relativamente parecido em outros países, chegamos, então, àcifras astronômicas.

Por conta de sua magnitude, é natural que ele tenha um impacto ambiental significativo, que não pode, pelo bem do planeta, ser ignorado.

Com isso em mente, preparamos um texto no qual tratamos não apenas dos fatores que mais causam impacto ambiental, mas também de como é possível mitiga-los.

POR QUE O IMPACTO DESSE SETOR É TÃO GRANDE?

Um dos fatores que mais contribuem para que o setor da construção civil provoque forte impacto ambiental é o descarte incorreto de matéria-prima, em especial àquela que poderia ser reaproveitada, como a madeira, por exemplo.

Tomemos a madeira como exemplo.

Esse é um dos materiais mais utilizados na construção civil.

Infelizmente, contudo, boa parte dessa madeira é erroneamente descartada quando perde a sua utilidade – a madeira é uma matéria orgânica; logo, quando ela é descartada da forma errada, ela permanece durante anos ao relento, apodrecendo.

A madeira é apenas um exemplo; fora ela, uma série de outros materiais partilham do mesmo destino.

COMO MINIMIZAR O IMPACTO AO CONSTRUIR E REFORMAR?

Uma forma interessantíssima de ajudar na preservação ambiental é apostando em estruturas como o drywall e o gesso, por exemplo.

Ambas são vantajosas a medida que causam impacto mínimo para ser produzidas e também instaladas – a quantidade de entulho que um determinado material produz ao ser instalado será diretamente responsável pelo impacto ambiental do mesmo; quando o resíduo resultante é grande, pôde-se dizer que o material em questão não é sustentável.

Fora isso, é interessante sempre dar um destino adequado aos materiais que não serão mais utilizados; se você estiver descartando madeira, por exemplo, procure fazê-lo corretamente – a madeira de construção pode ser reaproveitada no plantio (as lascas são um excelente adubo), no setor de decoração (fabricando móveis rústicos) e afins.

QUER FAZER SUA PARTE? FALE CONOSCO!

Infelizmente a construção civil causa forte impacto ambiental até os dias de hoje.

Isso, contudo, não precisa ocorrer; conforme mencionado, no mercado há dezenas de opções de materiais que são capazes de substituir aqueles que são prejudiciais.

Se você quiser conhecer alguns dos mais interessantes e fazer sua parte para preservar o planeta, não hesite; entre em contato com a OfficeFlex, uma empresa com ampla tradição de mercado, que coloca à disposição de seus consumidores o que existe de mais moderno em matéria de divisórias e forros, seja de drywall, gesso, forro de PVC e uma série de outros materiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019. Officeflex - Drywall e Forros. Todos os direitos reservados | Termos de uso

+55 11 2902-5299
Solicite um Orçamento