DESCUBRA COMO SE DEFINE O NÚMERO IDEAL DE SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

24/09
Categoria: Drywall
Rascunho automático 3

Uma saída de emergência, segundo o decreto Nº 9077, promulgado pela ABNT, é um caminho contínuo, devidamente protegido, que deverá ser percorrido pelos ocupantes de uma edificação em casa de incêndio ou outro tipo de sinistro; ele deve ter ligação com a via pública ou algum outro espaço seguro.

Logo, ela não é uma saída comum; é preciso obedecer certas diretrizes ao se criar uma saída de emergência para que ela possa ser considerada como tal.

Sem dúvida, quando se ergue uma edificação, não basta escolher alguns pontos e dizer que eles serão as saídas de emergência; é preciso avaliar uma série de variáveis antes de se definir a quantidade, localização e até mesmo o tamanho desse tipo de saída.

Abaixo, veja algumas das principais variáveis que precisam ser levadas em consideração ao definir a configuração de suas saídas de emergência.

TAMANHO DA EDIFICAÇÃO

Um dos fatores que tem maior peso é o tamanho da edificação em si; quanto maior for o local, mais saídas será preciso, haja vista que há certas regras que ditam a distância máxima que uma pessoa pode andar até encontrar uma saída.

Vale ressaltar, contudo, que a distância máxima entre as saídas varia não apenas de acordo com o tamanho da edificação, mas também com outras variáveis, tal qual a quantidade de pessoas e até mesmo a natureza do negócio.

QUANTIDADE DE PESSOAS NA EDIFICAÇÃO

Outra variável importante nesse momento é o número de pessoas que irão ocupar regularmente a edificação; quanto mais pessoas, maior o número de saídas necessárias, assim como também o seu tamanho.

Em momentos de pânico, é natural que as pessoas se apavorem e percam o controle. Com isso, acabam tentando sair todas ao mesmo tempo e isso gera não só caos, mas também riscos, haja vistas que mulheres e crianças podem ser pisoteadas.

Por isso, há uma série de recomendações que devem ser seguidas a esse respeito; quanto mais pessoas, maior deve ser o número de saídas e também o seu tamanho, para evitar tumulto.

NATUREZA DO NEGÓCIO

Certas atividades são mais perigosas do que outras.

Isso é algo absolutamente natural.

Sendo assim, não deve causar espanto algum o fato de que a quantidade recomendada de saídas de emergência irá variar conforme a natureza do negócio que estará sendo realizado na edificação.

NA DÚVIDA, BUSQUE AUXÍLIO PROFISSIONAL

Conforme visto, definir o tipo e a quantidade das saídas de emergência não é algo tão simples quanto se espera.

Sendo assim, recomendamos que seja sempre buscado auxílio profissional, como o da OfficeFlex, por exemplo, que há anos vem se especializando no preparo dos mais variados tipos de ambientes de negócios.

Seja qual for o seu negócio, a OfficeFlex irá lhe ajudar a torná-lo mais agradável, eficiente e seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019. Officeflex - Drywall e Forros. Todos os direitos reservados | Termos de uso

+55 11 2902-5299
Solicite um Orçamento