Qual a melhor opção para isolamento térmico e acústico?


Isolante térmico e acústico

Por ter propriedades físicas e químicas, a lã de vidro é uma das melhores opções em relação em isolantes térmicos e acústicos usados no mundo. Está sendo muito usada nas edificações residenciais e comerciais.

Isolamento Térmico: É importante ressaltar que este tipo de isolamento possibilita o uso racional de energia nas edificações. Com destaque nos sistemas de ar-condicionado, faz com que seja possível o uso de equipamentos menores (logo com menor investimento), diminuindo o consumo e ajudando no gasto com o equipamento.

Vantagens do uso da Lã de Vidro

A lã de vidro é fabricada em alto forno a partir de sílica e sódio. É comercializada em painéis e rolos, com diferentes espessuras para fins distintos. Apresentam algumas vantagens, dentre as quais, destacam-se:

  • Componente leve, de fácil manuseio e corte;

  • Incombustível (evitando, portanto, a propagação e risco de incêndios);

  • Não ataca superfícies com as quais estão em contato (proporcionando, assim, mais segurança na edificação);

  • Evita a proliferação de fungos ou bactérias;

  • Não é um material que deteriora nem apodrece;

  • É resistente à ação de roedores;

  • Sua capacidade isolante independe do tempo;
  • Não sofre nenhum dano quando exposta à maresia;

Performance Acústica

Devido ao seu material fibroso, a lã de vidro é o melhor material para o isolamento acústico. Este isolamento consiste na construção de barreiras que têm como intuito, evitar a transferência de uma onda sonora (ruído) de um local para o outro. Também é útil na absorção acústica, que é um tratamento usado para melhorar a qualidade acústica dos locais, ou seja, é, de fato, a melhor opção para isolamento acústico nas edificações.

Na prática, quando uma onda sonora entra em atrito com a lã de vidro, é facilmente absorvida, graças à porosidade da lã. Neste processo também ocorre uma fricção entre a onda e a superfície das fibras.

Esta fricção transforma parte da energia sonora em calor, sendo assim, a lã de vidro faz com que a energia sonora perca intensidade, resultando no aumento de absorção ou do isolamento sonoro. Este efeito de absorção e fricção, em conjunto, não ocorre com outros materiais não-fibrosos, sendo assim, a lã de vidro é a única opção neste caso.

Curiosidades

  • Segurança contra incêndio (A lã de vidro é um material incombustível, não prolifera chamas);

  • Segurança para o usuário (A lã de vidro não tem relação com as fibras de amianto, ou seja, é um material não cancerígeno);

  • Aplicações na construção civil (Melhor opção para isolamento térmico e acústico de coberturas);

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *