Qual a aplicação certa para cada tipo de forro?


Os materiais normalmente utilizados para a confecção dos forros são madeira, gesso, PVC, argamassa, metal, fibra, entre outros. Cada um deles deve ser instalado com técnicas específicas para obter-se um bom resultado.

A função do forro é revestir o teto com o intuito de aperfeiçoar o isolamento térmico e acústico do ambiente. Existem diferentes tipos de forro e cada um apresenta variações de aparência, resistência e performance. O forro falso, por exemplo, além de economizar massa, é muito utilizado paro esconder dutos.

É sempre importante lembrar que independente do tipo de forro escolhido a sua colocação deve ser feita por mão-de-obra especializada. Veja abaixo os tipos de forro mais usados:

Forro de gesso:

Aplicação do forro de gesso

Existem diversos tipos de gesso para forros que são confeccionados em placas. Normalmente são utilizados os seguintes tipos: gesso comum e gesso especial que podem receber diversos tipos de acabamento. Forros feitos em gesso comum ou estrutural têm alta resistência e beleza com isolamento térmico e acústico.

Forro de lã de vidro:

Aplicação do Forro de Lã de Vidro

É o isolamento mais comum usado na construção civil, pois colabora com o conforto térmico e acústico dos prédios comerciais e residenciais. Esse forro foi desenvolvido para melhorar o isolamento termo acústico. As placas são removíveis, permitindo o acesso a sobre o forro.

Forro de isopor:

Aplicação do forro de isopor

Por apresentarem bom acabamento, o isopor que tem o material impermeável na cor branca proporciona economia pela diminuição de consumo de energia do ar-condicionado, permitindo instalar aparelhos de menor potência. Os forros de isopor, oferecem economia, perfeição e segurança.

Forro de PVC:

Aplicação do forro de PVC

É um material plástico que se obtém a partir de duas matérias primas naturais: o sal e o petróleo. Isto faz do PVC um dos materiais mais econômicos em termos de uso de recursos não renováveis. É também o plástico mais estudado a nível mundial e é totalmente reciclável. Diferentemente de outros tipos de forro, o PVC é inócuo, durável, não propagador de chama, isolador térmico, elétrico e acústico, resistente ao ataques, intempérie, corrosão, além de ser extremamente leve.

Forro modular:

Aplicação do forro modular

Comuns em ambientes corporativos, esses forros têm sua tecnologia sempre renovada para oferecer o que há de melhor em aparência e funcionalidade aos escritórios e empresas que optam por sua colocação. O sistema funciona a partir de um conjunto de placas apoiadas sobre estruturas metálicas que não são totalmente aparentes na maioria das vezes, o que facilita a instalação de dispositivos como sprinklers e detectores de fumaça, além de oferecer acesso total e descomplicado à rede elétrica instalada.

Forro mineral:

Aplicação do forro mineral

Apresenta um desempenho superior em tratamento acústico, resistência ao fogo e resistência à umidade, retardando ou até inibindo o desenvolvimento de mofo e fungos. O forro mineral é indicado para ambientes comerciais em geral. É modulado e removível, diferenciando-se dos sistemas comuns, pois apresenta flexibilidade e diversos tipos de acabamento com variadas texturas.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>