Protegendo edifícios dos riscos de incêndio


Protegendo edifícios dos riscos de incêndioUm edifício costuma comportar muitas pessoas, muitos andares e muitos equipamentos instalados. Seja ele comercial ou residencial, é inegável que qualquer descuido pode gerar um incêndio de altas proporções, em questão de minutos. Nesse caso, mais do que proteger o patrimônio físico e os bens materiais que ficam expostos, é necessário ter uma estratégia de proteção às pessoas que lá estão, como evacuação rápida ou, pensando mais profundamente, pensar um projeto que evite a propagação de incêndios.

É nesse ponto que queremos chegar.

O propósito central de se criar um projeto de segurança contra incêndio em edifícios é conseguir reduzir, justamente, o risco a segurança das pessoas. Pra isso, o melhor projeto deve ser aquele idealizado através da implementação de um conjunto de sistemas de proteção ativa, de detecção do fogo, combate a incêndio, etc, até um de proteção passiva, como para resistência das estruturas ao fogo, compartimentação de setores, etc…

Para selecionar o melhor sistema de prevenção, no entanto, é preciso saber qual a probabilidade de ocorrência de incêndio, que o edifício reserva. Então, alguns fatores devem ser levados em conta:

Primeiro, as atividades e o conteúdo de combustíveis no local. Uma fábrica de produtos de madeira, por exemplo, representa mais riscos do que uma metalúrgica, e assim por diante.

Segundo: O tipo do edifício. Um prédio construído de maneira térrea, com um grande pavimento e sem compartimentação representa um risco bem maior do que um edifício de múltiplos andares subdivididos em grande número e compartimentado, para resistência ao fogo.

A compartimentação de ambientes verticais e horizontais impede que o fogo se propague para outros ambientes. Isso significa que ela faz com que o fogo fique contido somente em um lugar, evitando seu rápido alastramento e dando a possibilidade de que equipes de combate cheguem a tempo de apagar o incêndio ou, mesmo, de resgatar possíveis vítimas.

Nosso serviço de compartimentação é realizado em Drywall, destacando-se por sua fácil e rápida instalação, mão de obra especializada e economia de espaço.

 

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *