PREPARANDO SUA EMPRESA PARA INCÊNDIOS COM A COMPARTIMENTAÇÃO


compartimentacao-60-90-120-180-minutos-2

A maior parte das empresas está constantemente sujeita a incêndios, seja qual for o tipo de atividade que ela realiza. Por conta disso, é altamente recomendável que as mesmas invistam em formas de proteger o seu patrimônio e a vida de seus funcionários, como a compartimentação de ambientes, por exemplo.

O QUE, EXATAMENTE, É A COMPARTIMENTAÇÃO?

Dá-se o nome de compartimentação ao processo de  “divisão” ao qual os diversos espaços de um mesmo ambiente são submetidos com o intuito de torná-lo mais seguros na eventualidade de um incêndio. Trata-se de um processo bastante popular, que tem o objetivo de confinar as chamas em um único ambiente, evitando que as mesmas se propaguem e aumentem o estrago causado. Dessa forma, se você possui uma empresa que possui múltiplos galpões, por exemplo, ao investir na compartimentação você estará garantindo que as eventuais chamas que atingirem um galpão não chegue aos outros.

Vale ressaltar, ainda, que para compartimentar ambientes, não necessariamente é preciso separá-los por completo, ou seja, deixá-los sem qualquer tipo de relação entre si.

COMO É FEITA A COMPARTIMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE?

A compartimentação é alcançada por meio da instalação de diversos tipos de elementos construtivos, como por exemplo:

  •  Forros de materiais não propagantes , como PVC, por exemplo;
  • Portas corta-fogo;
  • Paredes corta-fogo;
  • Cortina corta-fogo;
  • Entrepisos corta-fogo;
  • Escadas enclausuradas por meio de parede de compartimentação.

EXISTE APENAS UM TIPO DE COMPARTIMENTAÇÃO?

Não, existem dois tipos de compartimentação. São eles:

HORIZONTAL: a compartimentação horizontal, como seu próprio nome sugere, tem o objetivo de evitar que as chamas de um potencial incêndio se propaguem para outros ambientes em um plano horizontal. Dessa forma, se ocorrer um incêndio em uma prédio, por exemplo, a compartimentação horizontal irá evitar que as chamas atinjam ambientes que estejam em um mesmo andar.

VERTICAL: a compartimentação vertical, por sua vez, objetiva evitar a propagação das chamas em um plano vertical; por meio dela, um eventual incêndio que atinja um certo andar de um prédio não irá se propagar para os outros.

INVESTINDO EM COMPARTIMENTAÇÃO

Se você valoriza a segurança de sua empresa e de seus funcionários, é imprescindível investir em compartimentação. Para fazê-lo corretamente, no entanto, é preciso que você busque o apoio de uma empresa idônea, que possua ampla experiência de mercado e seja capaz de proteger o seu patrimônio. Para tanto, conte com o auxílio da OfficeFlex, uma empresa com mais de 30 anos de tradição, que está habituada a fazer não apenas compartimentação, mas também outros tipos de serviços, como instalação de drywall, forro de PVC, dentre outros.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *