Por que a compartimentação é tão importante?


Em situações de incêndio, principalmente em edifícios com vários andares, o fato, em si, é transmitido de pessoa para pessoa, o que compromete certo tempo. Além disso, o socorro, por mais emergencial e prontificado que seja, nem sempre ocorre de forma imediata. É por isso que ganhar tempo é crucial, nesses momentos. As pessoas presentes no edifício precisam ter áreas intocadas pelo fogo, para se locomoverem, e acessos rápidos e eficientes de saída.

A compartimentação existe para garantir tais acessos e funciona, também, como uma zona de refúgio temporária. Esse processo divide áreas, sem necessariamente separá-las completamente, a partir de seus elementos (como paredes, portas, entrepisos, selos e registros corta-fogo), e seu maior objetivo é impedir que o incêndio se alastre por diversos ambientes. Com o fogo concentrado em um espaço, as chances de seus malefícios chegarem às pessoas diminuem, e o que aumenta é a possibilidade de que essas pessoas encontrem uma saída do edifício em chamas.

O intuito dessa medida não é isolar áreas, mas, pelo contrário, viabilizar acessos seguros para as pessoas. Providenciando rotas alternativas, a compartimentação está intimamente ligada com as saídas de emergência. Sendo assim, uma medida interage com a outra e isso promove resultados significantes no salvamento de vidas.

Com a contenção das chamas, concentradas em determinado ponto, também fica mais fácil a ação dos bombeiros. Os elementos de compartimentação são dotados de resistência mecânica às chamas, estanqueidade e isolamento térmico, o que os ajuda na extinção do incêndio e a resgatar as pessoas, pelas vias alternativas intocadas pelo fogo.

A fumaça é outro problema nessa situação. Nela, estão contidos vários gases tóxicos que, em minutos, podem levar uma pessoa à óbito. E é aí que entra outra funcionalidade da compartimentação. Graças aos seus isolantes e barreiras estanques, associados a exaustores naturais para o controle de fumaça, o processo impede que a fumaça atinja outros compartimentos.

Suas várias atribuições demonstram que a compartimentação é essencial na segurança contra incêndios.

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>