O QUE FAZER PARA ESTABILIZAR A TEMPERATURA DE SUA CASA?


Você provavelmente já passou por situação similar: durante o dia, está quente lá fora, porém sua casa está gelada; à noite, sua casa está uma sauna, sendo que o clima lá fora está agradável, talvez até gelado.

Com isso, você fica exposto a uma alternância constante de temperatura; sempre que saí ou chega em casa, é um verdadeiro choque térmico.

Essa é uma situação corriqueira em um país como o Brasil, que conta com regiões nas quais o clima vai dos 10º aos 30º graus em questão de horas.

Pensando nisso, decidimos preparar um breve texto para explicar o que provoca essa variação de temperatura em nossas casas, assim como aquilo que pode ser feito para amenizar tal situação.

O QUE FAZ COM QUE A TEMPERATURA VARIE?

Nossa casa esquenta ou esfria a medida que ocorre troca de calor entre o ambiente interno e o externo; o natural é que o ambiente mais quente perca calor para o mais frio, para que haja um equilibro.

Assim, se está mais quente do lado de fora da casa, o calor “irá entrar”, até que a temperatura dentro da casa esteja similar àquela exterior.

COMO EVITAR QUE ISSO OCORRA?

As medidas necessárias para estabilizar a temperatura de sua casa irão variar conforme o período do ano.

Nos meses mais quentes, nos quais a intenção é refrescar a casa, o ideal é evitar que haja grande incidência de luz solar na área interna da casa, já que os raios solares irão esquentar o ambiente e deixá-lo quente mesmo após o sol se por. Se isso ocorrer, procure deixar parte da janela aberta ao escurecer, para que ocorra a troca de calor.

Nos meses mais frios, quando se deseja esquentar a casa, é preciso não apenas permitir que o sol bata na parte interna da casa, mas também abrir as janelas durante o dia e fechá-las ao entardecer. Dessa forma, você irá permitir que o sol, em conjunto com a temperatura exterior aqueça o ambiente durante o dia; ao fechar as janelas antes de esfriar, você evitará que o calor saia.

ISOLANTES TÉRMICOS

Certos materiais, como o drywall, por exemplo, possuem determinados componentes em sua estrutura que fazem com que eles sejam considerados isolantes térmicos (no caso do drywall esse componente costuma ser a lã de vidro).

Tais tipos de materiais são altamente recomendados para pessoas que moram em regiões nas quais o clima oscila e desejam estabilizar a temperatura em sua casa, já que eles ajudam o ambiente a ter menos oscilação de temperatura, o que gera não apenas mais conforto, mas também saúde.

PRECISA DE AUXÍLIO? CONTE COM A OFFICE FLEX!

Conforme visto acima, existem diversas medidas que podem ser tomadas para estabilizar a temperatura de uma casa.

Algumas, como por exemplo abrir e fechar as janelas na hora correta, são simples e podem ser aplicadas por qualquer pessoa.

Outras, como instalar drywall, necessitam de apoio profissional.

Se você deseja estabilizar a temperatura de sua casa e acredita que o melhor caminho seja investir em soluções permanentes, como o drywall, por exemplo você irá precisar de apoio profissional. Nessa hora, não deixe de contatar a Office Flex, uma empresa com ampla tradição de mercado, que atua nesse setor há anos, sendo especialista não apenas em drywall, mas também em gesso, P.V.C., isopor, forro modular, dentre uma série de outras coisas.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *