Revestimento Drywall

O revestimento em drywall é muito utilizado nas obras de acabamento em paredes de alvenaria e blocos, ou na recuperação de ambientes como transformações de antigos galpões e prédios industriais em shoppings centers, museus, casas de espetáculos, ou mesmo para melhorar o isolamento térmico e acústico do ambiente, associando-se neste caso materiais isolantes as chapas.

O revestimento em drywall pode ser estrutural ou colado. O revestimento colado é o mais simples e destinado, em geral, ao acabamento interno de paredes externas de alvenaria ou concreto, desde que estas não apresentem grandes variações superficiais.

É executado por meio da fixação direta de chapas para drywall sobre a parede, com a utilização de argamassa adesiva disposta sobre a superfície da parede, podendo receber reforço com a utilização de pregos. Nesse sistema não é possível ocupar o espaço criado entre a parede e as placas.

O revestimento estruturado é recomendado para casos em que se deseje desempenho diferenciado ou haja necessidade de colocação de instalações elétricas, hidráulicas ou de telecomunicações no seu interior. É composto por uma estrutura de perfis de aço galvanizado (fixada à parede ou separada desta) na qual são parafusadas as chapas para drywall. A forma de montagem e os componentes utilizados permitem que o revestimento seja configurado para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigências ou necessidades de cada ambiente em termos mecânicos, acústicos, térmicos e de comportamento frente ao fogo. Os revestimentos ainda podem ser curvos, sinuosos, com recortes para instalação de elementos de iluminação ou outros detalhes arquitetônicos, proporcionando ampla liberdade de criação a quem projeta.