Drywall x alvenaria: saiba qual escolher para a sua obra


Drywall x alvenaria: saiba qual escolher para a sua obra
A maior parte das pessoas que precisa construir ou reformar hoje em dia acaba, em algum ponto do processo, se deparando com a dúvida: alvenaria ou drywall?

Apesar de ser uma dúvida comum, no entanto, muitas pessoas parecem não compreender a diferença entre ambas as técnicas, valendo a pena separar algum tempo para explicar o que é cada uma delas e porque a alvenaria tem perdido cada vez mais espaço para o drywall nas obras.

O QUE É ALVENARIA?

Antes de mais nada, é preciso que deixemos muito claro o que é alvenaria. Caso você não saiba, a palavra alvenaria é utilizada para representar um conceito da construção civil que designa o conjunto de pedras, tijolos e blocos; quando unidos, esses elementos são capazes de formar as paredes ou as edificações de uma construção.

Trata-se de um dos métodos mais antigos de produção, sendo conhecido, por conta disso, por um número maior de pessoas do que o drywall.

O QUE É O DRYWALL?

Drywall, por sua vez, é uma palavra da língua inglesa utilizada para designar uma técnica de construção que visa criar paredes e estruturas a partir de placas de gesso. Para tanto, tais placas costumam ser fixadas em estruturas de aço galvanizado, que serão colocadas nas paredes e deverão, então, ser responsáveis por servir de suporte e sustentar o peso das placas.

QUAL TÉCNICA É MELHOR?

Apesar de o drywall ser relativamente novo quando comparado à alvenaria, ele é uma técnica que tem se tornado cada vez mais popular dentre aqueles que precisam construir ou reformar, por apresentar vantagens significativas.

Uma das principais vantagens do drywall é a sua simplicidade, que contrasta consideravelmente com a complexidade da alvenaria; enquanto na segunda você precisa erguer paredes e estruturas do zero, utilizando tijolos, barras de aço, cimento e outros tipos de materiais, o drywall é uma estrutura leve, simples e uniforme de gesso, que precisa apenas de barras de aço galvanizada para ser fixado e criar rapidamente estruturas que demorariam para ser feitas por meio da alvenaria.

A simplicidade do drywall, aliás, é útil a medida que ela não só barateia uma obra, mas também faz com que ela seja muito mais rápida e cause menos dor de cabeça, fazendo com que um maior número de pessoas tenham propensão a realizar mudanças ou obras sabendo que existe uma técnica como essa.

Fora isso, esse material oferece um excelente desempenho acústico, sendo altamente recomendado para espaços como apartamentos, por exemplo.

QUAL O VALOR DESSE MATERIAL?

Muitas pessoas acabam não procurando mais a respeito do drywall por ler os seus benefícios e acreditar que ele custará um absurdo. Se esse é o seu caso, saiba que o drywall é extremamente acessível, com o metro desse material custando, em média, entre R$50,00 e R$70,00 – muito menos que a alvenaria.

DRYWALL SERVE APENAS PARA ÁREA INTERNA?

Muitas pessoas acreditam nisso, porém isso não é verdade. O drywall pode, sim, ser utilizado em áreas externas. A única exigência, para tanto, é que ele não seja de gesso, mas sim de algum outro tipo de material, como uma madeira, por exemplo.

ONDE ENCONTRAR DRYWALL?

Se você se interessou pelo drywall e deseja conhecer um pouco mais a respeito de suas aplicações, não deixe de entrar em contato com a OfficeFlex, uma empresa com ampla tradição de mercado, que é especializada não apenas em drywall, mas em diversos outros tipos de produtos e serviços.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>