Drywall garante eficiência na compartimentação


A substituição das paredes de alvenaria por drywall significou um grande passo para a construção civil em nosso país, e continua se difundindo principalmente por sua limpeza, leveza, rapidez e praticidade, além de ser mais compacta.

Benefícios como esse fazem com que empreiteiras às vezes tenham certos problemas quando o assunto é adequar a construção das paredes de drywall às normas e instruções técnicas vigentes para casos de incêndio, que exigem uma compartimentação eficaz.

A compartimentação horizontal funciona garantindo o confinamento do fogo, evitando que as chamas alastrem-se para outros ambientes em caso de incêndio, já que pelo aumento gradativo do caráter emergencial do incêndio, o tempo é um dos principais pontos que devem ser levados em conta na hora do combate, por isso, manter o foco de incêndio em um ambiente só é muito importante, além de reduzir o prejuízo e os riscos.

Segundo a normatização colocada pelas instruções técnicas pelos Corpos de Bombeiros brasileiros, são necessários sistemas corta-fogo que apresentem três propriedades principais:

  • Resistência (impactos não devem interferir na integridade mecânica das paredes)
  • Estanqueidade ( deve impedir a passagem das chamas e fumaça para os ambientes próximos)
  • Isolamento térmico (o calor deve ser confinado, assim como o fogo, em um ambiente só)

Um elemento corta-fogo deve suportar a intensidade de um incêndio por certo tempo, que é definido pelo uso do estabelecimento, mantendo todas as propriedades mencionadas acima. O tempo de resistência vai depender do tipo de estabelecimento, da força das chamas e principalmente do número de pavimentos e da dimensão deles. No entanto, usualmente esee tempo varia de 30 a 120 minutos.

O drywall encaixa-se em todas essas exigências e normas e ainda oferece benefícios como custo baixo e facilidade na instalação, além de poder ser utilizado sem problemas com tintas intumescentes

Confira os serviços de compartimentação da Office Flex!

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>