Drywall e tinta intumescente ajudam a potencializar a compartimentação horizontal


Como já foi dito, a compartimentação é um importante método de segurança contra incêndios e é uma técnica dotada de inúmeros benefícios, ajudando não só com a contenção do fogo em determinado ponto, mas também no resgate de pessoas e no combate ao incêndio, pelo Corpo de Bombeiros. Uma compartimentação bem planejada é sinônimo de proteção. Por isso, inovações e diferentes meios de compartimentar são desenvolvidos frequentemente.

Compartimentação horizontal e verticalUma das maneiras é agregar Drywall à tinta intumescente. O Drywall, em si, vem sido cada vez mais utilizado na construção civil, devido à sua praticidade de aplicação, ao fato de ocupar menos espaço que as paredes de alvenaria, ao custo benefício e ao seu conceito de construção limpa. Consiste em chapas de gesso aparafusadas em estruturas de perfis de aço. Essas placas são leves e de espessuras mais finas, e isso acelera o trabalho em 3 a 5 vezes, e reduz custos de 20% a 35%.

Uma boa estrutura corta-fogo é aquela que possui resistência, estanqueidade e isolamento térmico, suficientes para suportar a intensidade de um incêndio por determinado período de tempo (variando de 30 a 120 minutos). Por isso, as paredes corta-fogo feitas com Drywall devem ser instaladas de forma correta e adequada, de acordo com a legislação vigente. E, apesar da sua espessura menor, existe uma recomendação que aponta diferentes tipos e quantidades de placas Drywall para compartimentação corta-fogo em 30, 60, 90 e 120 minutos.

Mas a utilização de uma tinta especial permite usar essas placas em menor quantidade (ou espessura) e, ao mesmo tempo, garantirsua proteção por 120 minutos! A tinta intumescente para paredes corta-fogo em Drywall ST é um produto reativo ao calor que, à aproximadamente 200°C, inicia um processo de expansão volumétrica. A reação química desse processo acaba formando um tipo de “espuma” rígida na superfície da estrutura (no caso, a parede corta-fogo), o que atrasa a elevação da temperatura no local.

Tudo isso garante otimização do espaço e maior eficiência na segurança contra incêndio!

 

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *