Drywall é resistente a umidade?


Drywall é resistente a umidade?

 
As paredes drywall já deixaram de ser vistas como tendência e hoje já são consideradas realidade na arquitetura pós-moderna. Desde que chegou ao Brasil na década de 1990, a tecnologia só vem ganhando mais adeptos, espalhando-se, assim, em incontáveis metros quadrados por todo o País.

Porém, há alguns mitos e crenças populares equivocadas sobre as consequências de se escolher uma parede drywall na hora de reformar ou construir sua casa, sendo a maioria delas relacionadas à resistência do material.

Ao contrário do que muitos pensam, as placas são resistentes e suportam objetos de peso, sim! É preciso apenas estar atento e usar buchas e parafusos adequados para o material, assim como há também buchas especiais para concreto e também para tijolos. Vale ressaltar que as específicas para drywall são de fácil acesso.

Mas a maior falácia a ser desmistificada é a de que as placas drywall não são recomendas para ambientes expostos à umidade, como banheiros e cozinhas. Bem, para aplicá-las em banheiros basta escolher a chapa certa e fazer uma boa impermeabilização, utilizando chapa de gesso com maior resistência à umidade, conhecida na alvenaria como chapa verde.

As chapas verdes são feitas com aditivo hidrofugante, que aumenta a resistência das placas ao contato com a água. “Além disso, é necessário impermeabilizar a parte inferior, pois o gesso possui muita porosidade, aumentando a absorção”, completa Eliene Ventura, gerente técnica da Vedacit/Otto Baumgart.

Aqueles que escolhem a placa verde para a aplicação em áreas úmidas ainda usufruem de uma grande vantagem: facilidade de acesso ao interior da parede, tornando a manutenção de tubulações hidráulicas muito mais prática!

Há diversos tipos de impermeabilizantes para drywall no mercado, mas três deles são mais usados na construção civil:

  • membranas de asfalto elastomérico para aplicação a frio: uma vez que sistemas para aplicação a quente, com auxílio de maçarico, não são recomendados para chapas de gesso;
  • membranas acrílicas: proporcionam impermeabilização sem nenhuma emenda, o que garante ausência de pontos fracos e permite a aplicação de qualquer tipo de revestimento; e
  • cimento polimérico: composto de cimento, aditivos especiais e agregados minerais, que admite a aplicação de qualquer tipo de revestimento.

A Officeflex, empresa referência no mercado brasileiro de drywall e forros, atua desde 1988 e hoje mantém seu foco em grandes parcerias com construtoras na instalação de paredes de drywall, forros monolíticos de gesso e forros modulares. Sempre com ideais sustentáveis, a Officeflex dá suporte a projetos com drywall, colaborando com a reciclagem do material usado. A empresa oferece um diálogo objetivo e profissional com o cliente, atendendo a seus desejos e necessidades, dando auxílio, suporte e disponibilizando todos os componentes para se ter um serviço de drywall completo, tal como chapas, perfis de aços, parafusos, massas fitas e acessórios.

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>