Curiosidades sobre o Drywall


Curiosidades sobre o Drywall

Algumas pessoas tem curiosidade sobre o uso de Drywall. Quando não se tem um conhecimento prévio do material é natural surgirem dúvidas como, por exemplo, se elas aguentam peso, ou se dá pra colocar portas, etc. Pensando nisso a Officeflex elaborou uma lista com algumas curiosidades sobre Drywall.

Resistência

Paredes de Drywall podem ser resistentes, se bem feitas. Para que se tenha uma parede bem feita é necessário se contratar mão de obra especializada para este tipo de serviço. É necessário calcular a estrutura adequada ao pé direito. Por exemplo, se for de 2,70 m, uma placa comum (12,5 mm de espessura) deve server, quanto maior à altura, melhor reforçar o conjunto com camadas mais espessas ou duplas. Lembrando que obras maiores necessitam do acompanhamento e supervisão de um arquiteto. Para isso, entre em contato com a Officeflex.

Portas

As placas de Drywall suportam a colocação de portas, para isso é necessário a montagem estrutural. Saber onde será fixado o batente para que sejam colocados montantes e uma verga metálica na parte de cima do vão. A fixação do batente pode ser feita com um parafuso (e mantido um reforço) ou espuma de expansão. No segundo caso, melhor usar perfil de aço e chapas mais grossas que as normais ou montante duplo. Para portas de correr, as vergas recebem trilhos. Uma alternativa para disfarçar a folha corrediça é fazer à frente dela outra parede simples.

Aguentam Impacto

O Drywall  de qualidade deve ter sido submetido a testes de impacto e será projetado para absorver as movimentações, cumprindo as normas de desempenho da ABNT.  Em geral, o material resiste a trombadas e não é facilmente derrubado. Ele não apresente patologias frente a impactos do cotidiano, como batidas de portas. Ou seja, não há necessidade de se ter receio da aplicação por medo da resistência à impacto desse tipo de material.

Suporta varal de roupas

Para isso, tirantes de aço formam uma malha metálica, onde são parafusadas as placas de gesso. Com buchas específicas pode-se prender objetos de até 3 kg diretamente no gesso. No caso de serem até 10 kg as buchas precisam ser fixadas no perfil de aço que sustenta o forro. Acima disso devem ser fixadas ou na laje ou em reforço preso na laje, já que é nela que deve incidir o peso. Dessa forma, existe uma garantia maior que a parede suporte o peso sem nenhum risco.

Podem servir como beirais

Desde que não tenham contato direto com a chuva. Para isso, o ideal é que o telhado conte com uma manta de subcobertura, assim ele evita infiltrações. São comumente utilizados em sacadas de apartamentos, visto que o peitoril do andar superior o cobre. Quando expostas ao vento, deve-se diminuir o espaçamento entre perfis e aplicar um travamento, para aumentar a resistência nessa exposição.

Diferença de Forro comum e Drywall

A principal diferença entre eles é a resistência, o Drywall conta com uma estrutura metálica, já o comum, com plaquinhas de gesso penduradas e chumbadas. Ela também oferece mais riscos de patologia devido a movimentação natural da edificação.

É possível reforçar seu forro comum

Para isso, será necessário abrir uma das faces da parede, usar o reforço, posteriormente, usar uma nova placa para fechar, visto que, geralmente a placa é danificada na desmontagem

Suporta peso

Entre 10 e 18 kg, o indicado é instalar nos perfis. Acima desse peso, deve-se aplicar o reforço ou dividir a carga. A distância máxima entre dois montantes é de 60 cm, cada um deles suporta até 18 kg.  Se o objeto tiver essa largura e pesar até 36 kg, a carga total pode ser dividida entre os dois perfis. No caso de instalar uma rede de balanço é necessário um cálculo estrutural feito por profissionais adequados. Nesse caso, além do reforço na parede, ele precisa reforçado com chapas de aço mais grossas, onde serão soldados os ganchos.

Durabilidade

Ela depende de algumas circunstâncias, como o local de instalação. O tempo de vida útil aumenta se mantida fora do contato direto com água e não receber agressões físicas pontuais (marteladas). Em média o tempo de garantia é de 5 anos.

Esperamos ter esclarecido alguma dúvida referente à Drywall. Para mais artigos como esse acompanhe nosso Blog.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *