Cuidados no processo de compartimentação, para evitar danos maiores


Cuidados-no-processo-de-compartimentação,-para-evitar-danos-maioresTodo tipo de construção requer atenção quanto a sua estrutura e cuidado com os alicerces, mas é sabido que, por vezes, nos deixamos enganar por produtos ou soluções que aparentam alto grau de tecnologia e eficiência, exibidas no seu design ou na prometida usabilidade.

Em edificações, a proteção ao fogo tem se usado desse argumento para convencer, pelo seu uso simples e de fácil aplicação, no dia-a-dia. Mas sabemos que um verdadeiro bom trabalho de proteção contra o fogo, como as paredes corta-fogo, precisam resistir a incêndios, sem deixar de atender aos três fatores que à ele se relacionam: resistência mecânica, estanqueidade e isolamento térmico.

Muitas construções, infelizmente, não são projetadas para uma compartimentação adequada, seja ela horizontal ou vertical. A qualidade de seus blocos é altamente questionável, sendo que muitos deles, que exibem qualidades de material não combustível, nunca, sequer, passaram por testes de laboratório ou foram certificados para atender à normas de uma parede de compartimentação.

Devido a existência de blocos e tijolos construídos das mais diversas origens, que vão desde cerâmica, até concreto e auto-clave, com suas propriedades e diferentes resistências ao fogo, é de suma importância que se construa, corretamente, as paredes corta-fogo, ou seja, que o serviço de compartimentação seja muito bem realizado.

Isso porque, caso essa etapa não corresponda as expectativas, haverá o risco, dentre outros problemas, de ocorrência do chamado spailling, nos blocos e tijolos, que pode significar a diferença entre o combate ao fogo, ou uma ruptura imediata dessa barreira que o impede de progredir, consequentemente, permitindo a entrada de gases quentes e inflamáveis, para outros ambientes da edificação.

É por isso que a compartimentação da Officeflex, além da rápida instalação, se destaca pela alta resistência ao fogo e por atender aos três fatores citados, anteriormente (resistência mecânica, estanqueidade e isolamento térmico). Todo nosso processo e competência para realizar o serviço é amparado por laudos do IPT, que atestam nosso cuidado no serviço de compartimentação.

 

Comentários
0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>