Compartimentação horizontal e vertical: Particularidades e elementos


A compartimentação é um ponto extremamente importante quando se trata de combate a incêndios. O uso correto desse modo de organização de ambientes pode garantir a diferença entre um local destruído e uma quantidade de danos muito baixa.

Para que a eficiência da compartimentação seja total, deve-se levar em conta tanto a compartimentação vertical quanto a horizontal, afim de fazer um serviço de proteção completo no local.

Compartimentação horizontal

Destina-se a impedir a propagação das chamas, garantindo que grandes áreas não sejam afetadas e o fogo não se alastre dentro do mesmo andar ou para edificações próximas. Tal procedimento deve ser realizado no exterior e no interior do edifício. Os compartimentos devem ser divididos com o uso de paredes corta-fogo e portas corta-fogo.

Vale lembrar também que os compartimentos criados devem ter um planejamento de saídas de emergência, de forma que cada área tenha ao menos uma possibilidade de evacuação para um local seguro. De acordo com a IT 11, essa saída tem que estar posicionada a distâncias de 30 a 140 metros.

Compartimentação vertical

Diferentemente da horizontal, que tem como objetivo impedir o fogo de alastrar-se no mesmo pavimento, a compartimentação vertical visa impedir que as chamas se propaguem para outros andares.

Também deve ser feita na fachada e no interior do edifício: na fachada para impedir que o incêndio atinja outros pavimentos através das aberturas externas, no interior para que as chamas não sejam propagadas através de aberturas nos entrepisos ou poços de elevador, por exemplo.

A compartimentação deve ser feita usando entrepisos corta-fogo e paredes corta-fogo, além de elementos construtivos corta-fogo de separação vertical entre os pavimentos. No caso de edifícios com fachada envidraçada, os elementos corta-fogo devem ser colocados por trás do revestimento.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *