Compartimentação ajudando no resgate de vítimas


O serviço de compartimentação, que geralmente é aplicado em prédios e armazéns, é crucial no que se diz respeito à evitar a propagação de fogo, no caso de incêndios, devido à sua característica de separação parcial do espaço compartimentado. Mas, além disso, os bombeiros afirmam que ele tem, também, um papel importante no momento de resgate das vítimas.

O plano de ação aderido pelos bombeiros, quando uma operação de resgate tem início, é nomeado, por eles mesmos, de SICER (Salvamento, Isolamento da área, Confinamento, Extinção do fogo e Rescaldo), e áreas compartimentadas, garantem maior eficácia neste procedimento e facilitam o salvamento, já que ao limitar o alcance das chamas a determinados espaços, condicionam locais para a fuga das pessoas. Evitando a propagação do incêndio, torna-se mais fácil a sua extinção.

Outra atribuição da compartimentação é o bloqueio da fumaça, através de isolantes e barreiras estanques. Para potencializar este benefício, deve-se trabalhar juntamente com o controle de fumaça, nessas edificações. Essas medidas de controle, que visam a destituição de fumaça nos ambientes compartimentados, devem garantir a entrada de ar limpo e a saída desta fumaça, por intermédio de exaustores naturais, inseridos na fachada ou cobertura da edificação. Elas devem ser realizadas, principalmente, nas rotas de fuga, subsolos, átrios e nos espaços amplos.

Os dispositivos de controle de fumaça devem ser instalados em cada ambiente compartimentado, e devem garantir a segurança durante o tempo suficiente para a fuga das pessoas, evitando a falta de visibilidade e intoxicação. A redução da propagação de gases e o fornecimento de condições que facilitem a busca e o resgate de pessoas, são cruciais características pertencentes a esses dispositivos.
Desta forma, um bom serviço de compartimentação, em conjunto com medidas de controle de fumaça, ajudam não só no combate às chamas, mas no salvamento de pessoas.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *